2019/11/16

Disney+ corta algumas piadas dos Simpsons com formato 16:9


O serviço Disney+ vem com novas séries de sucesso em 4K HDR, mas não consegue evitar os habituais atropelos na conversão de formatos de conteúdos mais antigos, com as habituais consequências indesejadas: incluindo o "corte" - literal - de piadas dos Simpsons.

A guerra das conversões de formatos é tão antiga quanto a existência dos próprios formatos. No tempo dos ecrãs 4:3 assistíamos ao "crime" do pan-and-scan utilizado para preencher a imagem sem usar barras pretas em cima e em baixo; e agora que temos ecrãs 16:9, temos situações idênticas para exibir conteúdos 4:3 sem apresentar barras pretas nas partes laterais. No caso dos episódios dos Simpsons mais antigos, a Disney optou por evitar as barras, e com isso destruiu também algumas das piadas que passaram a ficar fora da imagem.

Na cena que se segue, deixa de se ver que supostamente diferentes variantes da bebida Duff, Duff Lite e Duff Dry, vêm afinal do mesmo tubo.


Felizmente, a Disney mostrou-se estar receptiva às críticas e já veio assegurar que a situação será resolvida, dizendo que a opção de apresentar as 30 seasons dos The Simpsons em 16:9 se deve ao desejo de manter a consistência visual nesta fase de lançamento, mas que no início de 2020 irá dar a opção para que se possam ver as 19 primeiras temporadas (e alguns episódios da 20ª) em formato original 4:3.

Ora aqui está o tipo de vantagem que se pode ter nas plataformas de streaming: não se estar limitado a um ou outro formato, mas apresentar diversas opções para que sejam os clientes a decidirem o que preferem ver, incluindo os formatos originais integrais, com barras pretas se necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)