2019/11/13

Google Assistant em Português disponível para mais utilizadores


A data do lançamento oficial do Google Assistant em Português de Portugal deve estar para breve, com a opção da nossa língua a ficar disponível para mais utilizadores.

Os últimos meses têm sido de grande ansiedade, depois de noticiarmos que a Google estava a fazer testes para adicionar o Português de Portugal à lista de línguas do Google Assistant. Desde então foram várias as pessoas que foram tendo, e perdendo, acesso ao Google Assistant em Português, mas nos últimos dias esse número tem aumentado significativamente, o que faz prever que o aguardado momento do anúncio oficial do Assistant na nossa língua esteja para breve.

Quem der uso ao Google Assistant poderá dar um salto às definições do idioma, e provavelmente descobrirá que já por lá se encontra a opção para Português de Portugal. Ainda assim, isso pode depender de terem a língua do sistema definida para Português; e há também casos de leitores que viram o português na lista, mas desaparecendo depois de um reboot.

No meu caso, em vários smartphones (com língua de sistema em inglês), apenas me aparece disponível o habitual "Português (Brasil)". Mas, o aumento do número de pessoas a quem aparece o Português de Portugal são excelentes notícias, indicando que a Google está a expandir a fase de testes, sinalizando que o lançamento oficial do Google Assistant poderá estar para breve. E com isso, esperemos que também chegue a disponibilização do Google / Nest Home e do Pixel 4 em Portugal na sua loja online.


Actualização (14/11): Tal como suspeitávamos, não demorou. A Google já revelou oficialmente o Google Assistant em português de Portugal.

17 comentários:

  1. Ja tenho!!! A noticia ja apareceu no androidpolice por isso n deve tar longe de ser quase oficial... A ver se agora metem a loja dos devices em condições...
    Curioso foi um Mi A2 Lite ter isto ja à mais de 1 mes... nem na beta sequer estava...

    ResponderEliminar
  2. Eu estive à cerca de 2 meses como Beta-Tester do assistente em PT... depois à cerca de 3 semanas perdi o acesso à versão Beta e agora já tenho a versão final em PT... posso dizer que está a funcionar muito bem e reconhece bem os comandos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS. Estou com um Redmi 7 com Android 9 e Miui 11

      Eliminar
  3. Tento já em dois telefones: Mi A2 e Mi A2 lite. No primeiro, há mais de um mês. No segundo desde o início da semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estranho pois no meu A2 só me aparece Português (Brasil). Será por ter o sistema em Inglês?

      Eliminar
  4. Ainda nada para estes lados, Samsung S6 com android 7

    ResponderEliminar
  5. Honor 6X a mim já me aparece, mas com o aviso de que alguns dos meus equipamentos não suportam pt-pt. Já lhe perguntei as horas e onde é Lisboa, meteorologia e o assistant respondeu bem. As luzes respondeu mal inicialmente, não sabe o que é a sala e o escritório, mas on/off todas as luzes já faz. Responde em Português e Inglês de forma misturada, meteorologia português, horas inglês, todas as luzes português, uma luz da sala inglês (Ups, I don't do that yet) - devagar mas a chegar. Vou experimentar no Google Home e Mini à noite para ver se já responde mais coisas e em que língua ...

    ResponderEliminar
  6. Além para assistir menos que a colega Americana, no meu caso com ecrã desligado não funciona. Mas melhor que nada para quem não se dá bem com o inglês.

    ResponderEliminar
  7. Vou ser sincero. Entre google now, asistant, etc já não sei o que tenho no meu pocophone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah finalmente percebi como ligar o assistente. Como se usa sem os botões de navegações (por gestos). Já agora, o meu está em Português de Portugal.

      Eliminar
    2. Respondendo a mim mesmo, depois de activado, o OK google passa a ir para o assistente. E na aplicação google, basta ir Às actualizações.

      Eliminar
  8. Carlos, o verdadeiro teste vai ser quanto tempo vai te suporte....daqui a 1 ano ainda dizem que vão acabar com PT portugal. Já nem digo nada, a google ultimamente...

    ResponderEliminar
  9. Muito bom. Vou trocar a minha brasileira por uma portuguesa a partir de hoje.

    ResponderEliminar
  10. Boas. Por aqui também já tenho o PT-PT mas apenas consigo chamar o assistente a partir da aplicação. O comando "ok google" não funciona com a aplicação fechada. Alguém sabe o motivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é porque o voicematch não está disponível para pt-PT.

      Eliminar
    2. Tens a certeza disso? Vi em outros fóruns referência à disponibilidade do voice match em PT.

      Eliminar
  11. Já é oficial:
    https://abertoatedemadrugada.com/2019/11/google-anuncia-assistant-em-portugues.html

    ResponderEliminar