2019/11/21

Intel deixa de disponibilizar drivers antigos


Sem qualquer explicação, a Intel está a deixar de disponibilizar drivers e firmwares antigos no seu site oficial, complicando a vida a quem tiver que manter computadores e hardware com alguns anos no mercado.

Consideramos a internet como o repositório de tudo aquilo que já foi feito, e servindo como arquivo sempre à mão para lidar com todas as situações. Infelizmente a Intel parece não ser da mesma opinião, estando a remover drivers para hardware mais antigo.

Se é certo que este software obsoleto poderá contar com vulnerabilidades, isso não invalida que haja pessoas ou empresas que continuem a depender dele. E ao desaparecer das páginas oficiais de suporte da Intel, terá como efeito imediato expor essas pessoas a riscos acrescidos ao recorrerem a páginas não oficiais, sem qualquer garantia de que não tenham sido adulterados.

Seria aceitável a Intel alertar para os riscos de utilizar software obsoleto (uma mensagem de alerta no momento de download, a referir isso mesmo e a recomendar a utilização de algo mais recente, seria perfeitamente justificada); mas daí a impedir o acesso a software que deveria continuar a estar disponível... vai uma grande diferença.


P.S. Estará a Intel a querer que regressemos aos velhos tempos de ter CDs e Pens USB carregados com drivers acumulados ao longo dos anos? ;P

1 comentário: