2019/11/05

Páginas maliciosas encravam Firefox com popups


Sites fraudulentos estão a aproveitar-se de um bug no Firefox para encravarem o browser com caixas de diálogo popup que impedem os utilizadores de fazer seja o que for.

O Firefox é um dos browsers mais seguros do momento, e também dos mais recomendados, mas infelizmente não significa que esteja imune a falhas. Neste caso, trata-se de um bug que afecta as versões do Firefox para Windows e Mac, e que permite que sites fraudulentos bloqueiem o browser apresentando janelas em popup das quais o utilizador não se consegue livrar.



A técnica está a ser utilizada em sites associados a serviços de pseudo-assistência remota, que indicam que o computador está infectado por vírus e pedem aos utilizadores para ligar para um número de assistência técnica (onde normalmente o objectivo é ganhar acesso remoto à máquina para instalar um backdoor que lhes permita espiar e controlar o seu funcionamento).

Infelizmente, por agora não há muito a fazer a não ser esperar por uma actualização do Firefox (que não deverá tardar), e tentar não clicar em links "estranhos".

Caso fiquem com o Firefox encravado nesta situação, terão que matar o processo do browser, e de seguida tentar fechar a janela responsável quando o reiniciarem (no caso de terem a opção de restaurar as páginas que tinham abertas). Neste caso, seria mais simpático que automaticamente apresentasse algo ao estilo do Chrome, que indica que algo correu mal, e pergunta se queremos abrir as páginas anteriores, em vez de automaticamente o fazer e voltar a causar o problema.

3 comentários:

  1. Penso que já foi corrigido dia 31.

    ResponderEliminar
  2. https://www.mozilla.org/en-US/firefox/70.0.1/releasenotes/?utm_campaign=whatsnew&utm_medium=firefox-browser&utm_source=firefox-browser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ainda permanece. E é um bug que já foi reportado há cerca de 3 meses... :(
      https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1571003

      Eliminar