2019/11/18

Samsung Galaxy S8 deixa de reconhecer código PIN?


Alguns utilizadores com Samsung Galaxy S8 têm-se deparado - e desesperado - com um estranho bug que faz com que deixe de reconhecer o código PIN, causando bastantes sustos e preocupações.

O relato chegou-nos por parte de um leitor, que inicialmente até suspeitou que tivesse sido a sua filha a alterar o código e a esquecer-se do mesmo. Mas uma pesquisa depressa revelou que o problema não é único e tem estado a surgir a mais pessoas, repetidamente. São vários os casos de pessoas a queixarem-se que os seus Galaxy S8 deixaram de reconhecer o código PIN, sem que tivessem feito qualquer alteração, após vários anos a funcionar sem chatices.

Nalguns casos parece que fazer um hard reboot resolve o problema (manter pressionados simultaneamente o botão de power + botão de volume durante 10 segundos), mas há também quem relate que o problema volta a repetir-se poucos dias depois, queixando-se da frustração de ter que repetir este processo várias vezes por semana. Noutros casos, nem com esse processo se parece conseguir superar a situação, ficando com o smartphone bloqueado no pedido do PIN durante o processo de reboot do sistema.

Por agora o problema parece afectar um número reduzido de pessoas, pelo que não será fácil determinar se será algum problema "congénito" que se faça sentir pela idade, ou se poderá estar relacionado com qualquer outra anomalia; seja como for, é algo que se espera que a Samsung possa esclarecer - especialmente tendo em conta que o Galaxy S8 se mantém um smartphone perfeitamente funcional, e que parece estar bem posicionado para receber uma actualização para o Android 10 que lhe prolongaria a vida útil por mais alguns anos.

7 comentários:

  1. tive a mesma situação mas com o padrão de desbloqueio

    ResponderEliminar
  2. No meu S8 nada a apontar, tudo a funcionar a 100%.

    ResponderEliminar
  3. Tive a mesma situação com um A6+ há sensivelmente um mês

    ResponderEliminar
  4. Já me aconteceu. Reiniciei e resolveu.

    ResponderEliminar
  5. Tive o mesmo problema com o código de desbloqueo, com o adicionar de ter a mesma proteção no boot, pelo que receava fazer um reboot e ficar bloqueado. Além disso, não conseguia mudar nenhum definição de segurança, porque me pedia o padrão para avançar.

    Até que a dada altura, deixou de me dar opção de desbloquear por Impressão Digital (por proteção parece que pede outro tipo de acesso de tempos a tempos). A coisa resolveu-se através do findmymobile.samsung.com que permitiu desbloquear e remover as proteções.

    Por ultimo, ate o ter reiniciado, não me deixava colocar um novo padrão/PIN :P

    ResponderEliminar
  6. aconteceu comigo hoje. Fiquei bem preocupado. O suporte da samsung me orientou a fazer hard reset, mas apenas desliguei e liguei o aparelho e o problema sumiu.

    ResponderEliminar
  7. Quem quiser, o assunto está a ser discutido nesta thread do Forum da Samsung:
    https://eu.community.samsung.com/t5/Other-Smartphones/My-Pattern-Lock-is-not-working-anymore/m-p/1531543#M38934

    ResponderEliminar