2019/11/09

SpaceX lança Starlink 1 a 11 de Novembro


Depois dos lançamentos com satélites de teste, a SpaceX vai finalmente iniciar dar o primeiro passo oficial para a criação da mega-constelação de satélites Starlink, que levará internet a todo o planeta.

Está marcada para 11 de Novembro o lançamento da missão Starlink 1, que levará os primeiros 60 satélites na sua versão final a bordo (anteriormente, a SpaceX lançou 60 satélites em versão quase-final, para fazer os últimos testes e ajustes).

Este lançamento será acompanhado com enorme curiosidade, não só pela carga que leva, mas também por utilizar pela primeira vez um Falcon 9 reutilizado que estará a fazer o seu 4º lançamento, tendo já feito dois lançamentos em 2018 e um em Fevereiro deste ano. Também a coifa (o cone de protecção no topo do foguete) é recuperada de uma missão anterior, algo que também será feito pela primeira vez. E, como é habitual, o objectivo é voltar a recuperar e reutilizar estes componentes.

Se tudo correr bem, o plano de lançamentos deverá acelerar rapidamente, com a SpaceX a dizer que espera completar até 24 lançamentos adicionais de satélites Starlink em 2020, o que colocaria 1500 satélites em órbita num só ano; mas com a indicação de que a rede Starlink poderia começar a fornecer serviço nos EUA e Canadá já no meio do ano, assim que se fizerem 6 a 8 lançamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]