2019/11/10

Spleeter separa vozes e instrumentos nas músicas via AI

Os criadores do Deezer disponibilizaram uma impressionante ferramenta - chamada Spleeter - capaz de separar vozes e instrumentos de músicas com uma qualidade surpreendente, usando AI.

Como qualquer pessoa que já tenha feito misturas de músicas saberá, se é extremamente simples misturar áudio de vários instrumentos e voz para criar uma música final, fazer o inverso é extremamente mais complicado, mas este Spleeter do Deezer consegue fazê-lo de forma quase "mágica".

É certo que há muito que existem programas que tentam apagar as vozes dos cantores para criarem versões instrumentais que possam ser usadas para karaoke, mas os resultados nem sempre são tão bons quanto se desejariam. Neste caso, mesmo não não sendo sempre perfeito, temos resultados extraordinários que parecem replicar aquilo que conseguimos diferenciar com os nossos próprios cérebros - e que não se limitam apenas a separar a voz, mas também consegue individualizar diferentes instrumentos.

Por exemplo, aqui temos apenas a separação da voz:



Mas neste caso temos a separação em cinco faixas individuais (voz, bateria, baixo, piano, e outros instrumentos).


E com isto... abre-se todo um novo mundo de remixes possíveis, onde se pode extrair a voz (ou outro instrumento) de uma música, e recombiná-la noutra música! Vai ser interessante ver como os algoritmos de detecção de conteúdos com direitos de autor irão lidar com estas recombinações! :)

1 comentário: