2019/11/27

Twitter vai reciclar contas sem uso há 6 meses - e nem os mortos escapam


O Twitter parece ter tido um súbito desejo de arrumar a casa antes do final do ano, e está a enviar emails a informar que as contas com mais de 6 meses de inactividade irão ser eliminadas a 11 de Dezembro e ficar disponíveis para novos registos.

A medida pretende recuperar milhões de contas registadas que foram sendo abandonadas ao longo dos anos, mas infelizmente chega com um efeito secundário que o Twitter parece não ter contemplado: o dos utilizadores que já morreram e que deixaram um histórico que desejariam manter.

Ninguém irá por em causa que o Twitter elimine e recupere contas de utilizadores que nunca enviaram um único tweet desde que se registaram no serviço. Mas, eliminar contas que até podem ter tweets com conteúdos relevantes, referenciados ou incorporados em muitos sites, apenas porque o utilizador em questão já morreu e não passou o acesso do seu email / conta a ninguém, acaba por ser contrário à ideia de que os conteúdos na internet permanecerão "para sempre".

Há quem já se esteja a apressar a criar ferramentas para permitir o arquivo dessas contas, para que esses tweets não fiquem perdidos; mas o ideal seria que o Twitter tivesse contemplado a criação de um sistema para lidar com estes cenários - tal como o Facebook fez para lidar com os utilizadores que vão morrendo, permitindo manter as suas páginas em modo "memorial". Simplesmente eliminar as contas ao fim de 6 meses, parece uma forma demasiado leviana de lidar (ou melhor dizendo: não lidar!) com este tipo de cenário.


Actualização: Não demorou muito. O Twitter diz que vai arranjar forma de manter as contas dos utilizadores falecidos.

2 comentários:

  1. O Twitter (e os outros) não deveria manter contas de falecidos abertas, a menos que os mesmos, em vida, tivessem escolhido explicitamente tal opção. Quando morrer, se tiver contas sociais, vou querer que as apaguem, e como eu muitos outros têm a mesma opinião... os vivos não devem ter a capacidade de passar por cima dessa vontade em ver a conta eliminada... mas as contas sociais deveriam ter tal opção, bastaria ter algo tipo se tiver determinado tempo sem actividade ou se receberem notificação de óbito (darem um tempo, tipo 90 dias, para prevenir falsas notificações) eliminarem a conta.

    ResponderEliminar