2019/11/12

VW oferece DataPlug OBD2 em Portugal


A VW está a realizar uma campanha em que oferece um DataPlug ODB2, que permite aos utilizadores acederem a todo o tipo de dados sobre os seus veículos.

Há muito que existem módulos OBD2 Bluetooth para acesso a informação sobre o automóvel, mas neste caso trata-se do módulo oficial utilizado pela VW e que pode ser usado em conjunto com a sua app We Connect Go. Normalmente este módulo custa 39.50 euros, mas a marca tem estado a disponibilizá-los gratuitamente - talvez como forma de compensar os seus clientes pelo caso dieselgate (ou até mesmo, para obter os dados recolhidos pela app para saber que veículos em circulação ainda precisam de ser corrigidos).


Com recurso ao módulo e app, os utilizadores podem aceder a informações vitais sobre o estado da sua viatura, como nível de combustível, bateria, etc. e no até saberem onde deixaram o carro estacionado - sendo esta última uma funcionalidade prometida para uma futura actualização.

Antes de mais, interessa saber se têm um VW suportado, o que podem fazer através da página O meu Volkswagen. Depois, há que pensar se quem mais beneficia com isto são vocês... ou a própria VW. Os poucos euros que este módulos custam à VW são um preço irrisório a pagar pelo acesso ao manancial de dados a que irão ter acesso. Imaginam quanto uma seguradora estará disposta a pagar, para saber se um potencial cliente é um "acelera" ou se conduz calmamente cumprindo os limites de velocidade?

3 comentários:

  1. Não me está a funcionar o link.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Experimentar o Torque Lite:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torquefree&hl=en

      Se gostares, vai para o Pro:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque&hl=en


      Para iOS há o OBD Fusion (pago)
      https://apps.apple.com/us/app/obd-fusion/id650684932

      Eliminar