2019/11/24

YouTube continua a chatear utilizadores para subscreverem YouTube Premium


Para uma empresa pertencente um a grupo que domina a apresentação de publicidade a nível mundial, o YouTube parece ter perdido a noção do que é aceitável, continuando a massacrar os utilizadores para que subscrevam o YouTube Premium.

Abram a app do YouTube e é quase garantido que irão levar com publicidade ao YouTube Premium. Quando se tem sorte é apenas um pequeno popup estilo notificação; mas podendo também ser um popup real mais intrusivo, ou até mesmo uma publicidade de ecrã completo, ainda mais chata. E para piorar a situação, não há forma de dizer "não me chateies mais com isto".

Depois de tantas semanas a azucrinar os utilizadores, seria de esperar que o YouTube já se tivesse mentalizado que todo e qualquer utilizador que pudesse ser convertido por esta publicidade "spam" já terá aderido ao serviço. Os que restam são aqueles que dificilmente serão persuadidos por esta publicidade - ou que, ainda pior, vão ganhando resistência adicional a cada novo "ataque publicitário" que superam.

Estes são utilizadores que já demonstraram estar mais interessados em ficar pela versão gratuita do YouTube (mesmo tendo que aturar cada vez mais publicidade no início e no meio dos vídeos); e não será a apresentação de ainda mais publicidade ao próprio YouTube Premium que irá mudar isso. No mínimo, se querem demonstrar algum respeito pelos utilizadores, que adicionem uma opção no popup com algo do estilo: "Não quero que me chateiem com isto durante os próximo 3, 6 ou 12 meses. Obrigado!"

1 comentário: