2019/11/21

Zorin OS 15 Lite chega com Xfce cheio de estilo


O fim do suporte do Windows 7 vai fazer com que muitos utilizadores se sintam tentados a experimentar sistemas alternativos, e o Zorin OS parece querer cativar alguns deles com o seu mais recente Zorin OS 15 Lite.

O Zorin OS 15 Lite é a versão "leve" do Zorin OS 15, baseada no Ubuntu 18.04.3 LTS, e que se destina principalmente a computadores mais antigos, ou utilizadores que dêem prioridade ao desempenho. Para isso conta com o mais recente XFCE 4.14, gestor de janelas já conhecido de todos os que procuram distros Linux mais poupadas, mas com um tema que o tornará visualmente mais agradável que a edição standard.

Ou seja, sabendo-se a importância do impacto visual, o Zorin OS 15 Lite é um daqueles sistemas que se revela bastante atractivo - sem perder de vista a questão da eficiência. Aliás, nem sequer falta o "dark mode" da moda...


De resto, numa altura em que os sistemas operativos facilmente exigem dezenas de gigabytes em disco e múltiplos gigabytes de RAM, é revelador olhar para os requisitos mínimos destes Zorin 15 Lite: que se contenta com um CPU single-core de 700MHz, 512MB de RAM, e 8GB de disco.

É certo que temos muitas outras edições Linux optimizadas para máquinas mais antigas (a começar pelo Xubuntu, que é um Ubuntu com XFCE), mas caso ainda não tenham passado por nenhuma que vos tenha convencido, não custará dar uma oportunidade a este Zorin OS 15 Lite.

2 comentários:

  1. Cada vez mais o Linux é uma opção fiável e viável.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Isto é autêntico serviço público de excelência.

    ResponderEliminar