2019/12/19

Apple, Google e ZigBee Alliance criam sistema standard para casas inteligentes


Os gigantes tecnológicos querem por um pouco de ordem nas comunicações entre dispositivos inteligentes para as nossas casas, e aliaram-se para criar um novo standard "Connected Home over IP".

Hoje em dia temos dispositivos a funcionar via WiFi, Bluetooth, ZigBee, com protocolos diferentes (HomeKit, SmartThings, Philips Hue, Tuya, Sonoff, Xiaomi, etc.) complicando o processo de comprar produtos de diferentes marcas e fazer com que "falem" uns com os outros. Mas parece que há luz ao fundo do túnel.

Depois de décadas em guerras, poderemos estar finalmente perante uma situação que permita a criação de um standard universal, ou assim promete este Connected Home over IP framework que conta com o apoio da Apple, Google, Amazon, e os (muitos) membros da ZigBee Alliance, que incluem nomes como a Samsung, Ikea, Signify (ex-Philips Hue), Legrand, Scheider Electric, NXP, e outros.

Esta framework funcionará a vários níveis, servindo complemento a protocolos já existentes, e permitindo criar uma nova classificação ou certificação que garanta a interoperabilidade entre dispositivos, ao estilo do Onvif que existe nas câmaras de vigilância. O grupo promete que o protocolo será open-source, pelo que será teoricamente possível que os produtos com este Connected Home over IP possam ser facilmente integrados com sistemas open-source, e assim dispensem a necessidade de serviços proprietários ou exclusivos que deixem os utilizadores "encravados" quando os serviços oficiais deixarem de existir (o que inevitavelmente acontece, mais cedo ou mais tarde).

Ainda assim, considerando as promessas que ficaram por cumprir do Android@Home da Google, será melhor "aguardar para ver"...

1 comentário: