2019/12/20

Apple prepara iPhones via satélite


A Apple parece não querer ficar à parte da revolução nas comunicações via satélite que irão transformar o mundo na próxima década, e já está a trabalhar em iPhones com ligações via satélite.

A década que está prestes a iniciar-se vai ser acompanhada por projectos que há pouco tempo se poderiam considerar "impossíveis", como o Starlink da SpaceX com milhares e milhares de satélites - a que se juntam outros projectos idênticos de outras empresas (como a OneWeb, Amazon, e outros). Até agora esses projectos visam quase sempre criar uma infraestrutura que continuará a necessitar de bases terrestres, mas a Apple parece estar a olhar já para a etapa seguinte.

Há relatos que a Apple tem uma equipa secreta a trabalhar em comunicações via satélite, mas com a diferença de que essa comunicação seria feita directamente entre os satélites e os iPhones, dispensando a necessidade de estações terrestres para converter os sinais em 4G, 5G ou WiFi.

Embora as dificuldades técnicas sejam imensas, seria uma mudança radical no paradigma das telecomunicações, fazendo com que o papel das empresas de telecomunicações tradicionais fosse posto em causa literalmente "de um dia para o outro". Ficaria ainda a questão sobre se a Apple avançaria com uma rede de satélites própria ou utilizaria um parceiro para isso (como a SpaceX), mas com mais de 200 mil milhões de dólares em dinheiro disponível na carteira... acho que se pode dizer que pode fazer aquilo que muito bem lhe apetecer.

Deveremos começar a ver os frutos deste projecto da Apple lá para 2025.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]