2019/12/20

Facebook prepara sistema operativo próprio para evitar Android


O Facebook quer livrar-se da dependência no Android para alguns dos seus produtos, e está a avançar com a criação de um novo sistema operativo, criado de raiz para as suas necessidades.

A medida pode fazer relembrar os tempos em que o Facebook tentou lançar o seu próprio smartphone com o seu sistema operativo - projecto que falhou - mas desta vez as coisas são diferentes, e não apenas por terem colocado Mark Lucovsky, um veterano da Microsoft que ajudou a criar o Windows NT, à frente do projecto.

De forma algo idêntica à Huawei, que tem estado a passar por um processo idêntico (por outros motivos), o Facebook também está a começar este projecto do seu próprio sistema operativo para evitar a dependência no Android. Embora por agora o FB não seja visto como uma empresa de hardware, têm feito uma aposta cada vez mais forte em produtos como os seus smart screens Portal, e também os seus óculos VR via Oculus.

A longo prazo, o objectivo do Facebook é replicar a estrutura da Apple, que controla todos os patamares do desenvolvimento, do software e do hardware, de modo a estar devidamente preparado para a próxima "batalha" que se prevê chegar nos próximos anos, dos óculos de realidade aumentada / realidade virtual. Se é certo que parece loucura querer encontrar espaço num segmento actualmente completamente dominado pelo Android e iOS, é também certo que, se há empresa que poderá estar bem posicionada para o fazer, será mesmo o Facebook.

Não deixaria de ser curioso que daqui por uma década, se viesse a revelar que a Oculus e os óculos VR viriam a ser a salvação do Facebook para uma era "pós-rede social".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)