2019/12/19

Asus lança monitor de 280Hz


O fascínio do refresh rate elevado parece não dar tréguas, e a Asus avança com um novo monitor TUF Gaming VG279QM capaz de funcionar a 280Hz.

Quem esperasse que a corrida aos refresh rate elevado parasse nos 240Hz (4x superior aos 60Hz considerados "normais" na maioria dos monitores), tem aqui a sua resposta. O TUF Gaming VG279QM da Asus pode chegar aos 280Hz, marcando o novo patamar neste segmento do mercado destinado ao entusiastas dos jogos de vídeo (i.e. os gamers).

Que o refresh rate elevado é vantajoso para os jogos já está mais que demonstrado; a questão que falta descobrir é: até que ponto é que haverá vantagem em aumentar o número de frames por segundo que um monitor pode apresentar. E isto para não considerar que há também a necessidade de ter um PC e GPU capaz de produzir essas imagens também a frequência elevada.


Para se ficar com uma ideia do que isto representa, num monitor a 60Hz estamos a falar de 16ms de tempo entre cada frame. Neste de 280Hz estamos a falar de apenas 3.5ms de duração entre cada frame, permitindo uma redução da latência substancial - assumindo que temos computador capaz de manter um jogo a essa frequência.

... Arrisco-me a dizer que a corrida não irá ficar por aqui, e que algures no futuro teremos monitores a chegar aos 300 e 400Hz, talvez com OLEDs ou micro-LEDs capazes de reagir de forma instantânea Quem sabe, talvez daqui por uma década até se possa ter acesso a monitores a 1000Hz... e penso que a partir daí já não haverá necessidade para mais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)