2019/12/30

Chrome está a dificultar downloads de software legítimo


A maior parte dos utilizadores apreciará que o Chrome os alerte quando estão prestes a descarregar software potencialmente perigoso - o problema é que esse alerta também é dado para muito software legítimo, prejudicando developers e pequenos estúdios.

Alertar para o potencial download de conteúdos maliciosos é uma funcionalidade desejável. O que não é desejável é que esse mesmo alerta seja dado para software para o qual não existe qualquer motivo para ser considerado perigoso, mas que inevitavelmente irá fazer com que grande parte das pessoas deixe de o descarregar, por receio. Ainda por cima, a Google não disponibiliza qualquer forma clara de como os responsáveis por estes sites e programas podem validar que são seguros para download.


Refira-se ainda que um certificado para assinatura de programas é algo que pode custar mais de 1200 dólares para 2 anos, o que é incomportável para developers independentes ou pequenos estúdios.

Até que a situação se altere (talvez com o lançamento de um serviço de certificados gratuitos, tal como o Let's Encrypt fez pelas ligações seguras), o resulto é bastante penalizador para quem quiser distribuir os seus próprios programas nos seus próprios sites, sabendo-se que muitos utilizadores irão mudar de ideias assim que virem as mensagens de "perigo" exibidas pelo Chrome.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)