2019/12/31

Como ter um Google real nas novas tabs do Chrome


Abrir uma nova tab no Chrome faz surgir uma caixa de pesquisa da Google, mas não é uma caixa de pesquisa verdadeira - felizmente, pode passar a ser.

Muitos utilizadores podem nem se aperceber, mas quando fazem uma pesquisa no Google numa nova tab do Chrome não é exactamente isso que estão a fazer. Na verdade, quando começam a escrever aquilo que querem pesquisar nessa página, aquilo que acontece é passar o que estão a escrever para a omnibar do Chrome (desde que tenham o motor de pesquisa do Chrome configurado para o da Google).

Caso usem o Chrome com o Google, podem experimentar. Abram uma nova página ou tab (CTRL+T ou CTRL+N), comecem a escrever na suposta caixa de pesquisa Google... e poderão ver que a introdução de texto se transferiu para a barra de endereço do Chrome, e onde os resultados e sugestões de auto-complete poderão não ser exactamente os mesmos que se podem obter numa pesquisa "real" na página da Google.

Para quem quiser ter acesso a uma página real com a pesquisa real no Google, bastará ir à opção experimental:
  • chrome://flags/#ntp-realbox
Que apropriadamente se chama "Real search box in New Tab Page", e passá-la a "enabled".


Depois de activada esta opção e reiniciado o Chrome (podem sempre recorrer ao chrome://restart para reiniciar o Chrome mantendo todas as tabs e páginas abertas), as pesquisas feitas nas novas tabs do Chrome passarão a ser pesquisas reais no Google, em vez das pesquisas feitas via barra de endereços.

4 comentários: