2019/12/26

Copyright no YouTube penaliza autores

Os supostos "direitos de autor" fazem tudo menos proteger os autores, e não faltam casos no YouTube a demonstrar esses "abusos de autor".

São cada vez mais frequentes casos como o deste músico, que tal como muitos outros se viu na ingrata situação de ver os seus vídeos originais serem bloqueados por uma queixa de violação de direitos de autor - feita por canais que usaram os vídeos!



Ou seja, temos canais de notícias que se limitaram a apropriar dos seus vídeos, sem sequer terem feito qualquer pedido de autorização para utilizar os seus conteúdos, e ainda por cima retribuem com a queixa de que é ele que está a violar os seus direitos de autor.

É uma situação surreal, mas que infelizmente é extremamente frequente e facilmente comprovada por qualquer pessoa que publique vídeos no YouTube, e onde já terá que ter especial cuidado para que não se ouça qualquer coisa como um qualquer bocado de música que possa ser reconhecida (como algum canal de televisão ou rádio em som de fundo), e que imediatamente será presentado com a opção de ficar com o vídeo completamente sem som, ou com eventuais receitas de publicidade a render a favor de terceiros.

3 comentários:

  1. Usem o Vimeo, como eu faço. Posto tudo o que quero e ninguém barra nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. usei o Vimeo muitos anos sem grandes problemas, 1 ou 2 videos retirados por mês, mas o ano passado sem aviso apagaram o canal. a maioria dos vídeos eram gravações de VHS dos anos 90.

      Eliminar
    2. Isso é fácil dizer quando não se vive disso.

      Eliminar