2019/12/02

Facebook lança transferência de fotos para o Google Photos


O Facebook criou uma ferramenta para facilitar a transferência de fotos da sua plataforma para outras, começando pela transferência de fotos para o popular Google Photos.

Esta nova ferramenta de portabilidade das fotos do Facebook começa por estar disponível na Irlanda, e por agora apenas para o Google Photos, mas com a promessa de que o serviço ficará disponível para utilizadores de todo o mundo e para outros serviços ao longo do próximo ano (2020).

A medida é apresentada pelo FB como fazendo parte das suas intenções de dar aos utilizadores o total controlo sobre os seus dados, mas não conseguirá esconder que é algo que surge tarde demais para esse efeito. Uma empresa que se preocupasse realmente com esse aspecto (importante) já teria pensado em algo como isto há muito mais tempo, e não apenas quando pairam as ameaças constantes dos processos em múltiplos países sobre os abusos cometidos à custa dos dados e privacidade dos utilizadores.

Ainda assim, mesmo que seja à custa das ameaças desses processos, resta esperar que este tipo de medidas possa sinalizar um regresso a uma política de maior portabilidade de dados e serviços, que nos faça regressar aos tempos em que proliferavam movimentos e desejos de maior interligação entre tudo e todos na internet (alguns ainda se recordarão dos tempos do Jabber / XMPP, que permitia o envio de mensagens entre serviços concorrentes, como o ICQ, Google Talk, AIM, etc.) - que infelizmente sucumbiram à medida que os gigantes tecnológicos foram fechando cada vez mais os seus serviços ao exterior.

1 comentário: