2019/12/13

Google avança com SMS verificados no Android


Enquanto por cá vamos levando com cada vez mais SMS fraudulentos sem que os operadores pareçam estar preocupados com as implicações, a Google aproveita para lançar o seu sistema de verificação de SMS autênticos no Android.

O sistema de verificação de SMS da Google visa garantir a autenticidade dos emails enviados de entidades que se tenham registado no sistema, sendo acompanhadas por uma notificação adicional de "SMS verificado" para informar o utilizador que a mensagem é de confiança e foi mesmo enviada por quem diz ter sido. Isto porque, no sistema de SMS convencional, é extremamente fácil falsificar o nome do remetente, como comprovam as campanhas fraudulentas que têm chegado a milhares de portugueses.
A app de mensagens da Google também passa a contar com reconhecimento de spam nos SMS, de forma idêntica ao que acontece nos emails no Gmail.

Infelizmente, por agora este serviço ainda não estará disponível em Portugal, sendo lançado nos EUA, Índia, México, Brasil, Reino Unido, França, Filipinas, Canadá e Espanha - mas com a promessa de rapidamente se expandir a outros. Idealmente, isto seria algo que deveria ficar a cargo dos operadores e implementado de forma standard... mas perante o seu aparente desinteresse, é melhor ter qualquer solução, mesmo sendo da Google e implementada nos Android, do que não ter nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)