2019/12/13

Bug no iOS 13.3 deixa crianças ultrapassarem restrições nos contactos


Uma das novidades do iOS 13.3 era dar aos pais maior controlo sobre as chamadas que os seus filhos poderiam fazer mas, na continuada tradição dos bugs do iOS 13, nem isso funciona como esperado - permitindo que as crianças continuem a falar com quem quiserem.

Com o iOS 13 os pais podem limitar as comunicações das crianças apenas à lista de contactos que tiverem no seu iPhone, sendo suposto que o processo de adicionar novos contactos já seja possível através da introdução de um código PIN. Só que existe um bug que invalida por completo esse pressuposto, e que nem sequer testa a paciência dos pequenos para que tentem descobrir o código fazendo tentativas ilimitadas.

Basta que a pessoa com a qual querem falar lhes envie um SMS, para que se tenha acesso à função de adicionar esse número à lista de contactos - sem que seja pedido qualquer código PIN - e daí em diante podendo comunicar com essa pessoa sem as restrições que tinham sido impostas. E os "buracos" não se ficam por aí, já que para os que tiverem um Apple Watch, continua a ser possível enviar mensagens ou fazer chamadas através da Siri no seu pulso.

Por norma já é difícil aplicar restrições aos mais novos, que têm a incrível capacidade de descobrir formas inovadoras de contornar os limites (como os que enviavam links de vídeos do YouTube via mensagem, para verem os vídeos dentro da app de mensagens e não contar para o limite de tempo aplicado à app do YouTube); mas com ajuda de bugs deste tipo, nem sequer têm que se esforçar muito.

... A Apple disse já estar ao corrente e que irá corrigir estes (e outros) bugs numa próxima actualização. Portanto, ainda antes do final do ano deveremos ter um iOS "capicua" 13.3.1.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)