2019/12/12

Kits Arduino e de robótica na PTRobotics


Os Arduino vieram revitalizar o sector da electrónica e do faça-você-mesmo, e hoje em dia é mais fácil que nunca entrar neste maravilhoso mundo da electrónica e da programação.

Noutros tempos, seria extremamente ambicioso criar um sistema que pudesse apresentar o nosso nome num ecrã - obrigando a que se estudasse em detalhe o funcionamento do ecrã em si e do seu controlador, do microprocessador escolhido, e de todos os demais componentes envolvidos; e sem dispensar o recurso ao ferro de soldar. Hoje em dia, graças aos Arduino, isso é algo que pode ser feito literalmente em minutos e até mesmo por pessoas sem qualquer experiência anterior em electrónica ou programação.

Quem se quiser aventurar neste mundo pode encontrar um destes kit Arduino para iniciantes a preços bastante acessíveis, ou outros conjuntos com peças e componentes mais adequados para outros tipo de projectos, até mesmo de robótica, como os que se podem encontrar na PTRobotics.


É certo que a ajuda proporcionada por estes kits não dispensa um pouco de estudo por parte dos interessados; mas o tipo de trabalho que anteriormente poderia demorar semanas ou meses a digerir documentação técnica complicada, é agora muitas vezes reduzido à utilização de um único comando no nosso programa.

Para quem está a dar literalmente os primeiros passos neste mundo, a recomendação é sempre a mesma: começar por fazer um programa que faça piscar um LED; e de seguida que seja capaz de reagir a um botão. Com isso ganhamos a experiência de lidar com os "outputs" e com os "inputs"; e a partir daí não há limite ao que se pode fazer; quer usar sensores de luz ou movimento em vez de um botão, ou motores em vez de um LED. Tudo acaba por se resumir a fazer algo do estilo: ler um input, processá-lo, e fazer actuar um output. E felizmente, não temos falta de starter kits com enorme variedade de componentes para podermos explorar inúmeras possibilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)