2019/12/06

MS quer Fluent Design em todas as apps


Tal como a Google tem o Material Design, também a Microsoft quer ajudar a (re)definir o design de apps mobile, apostando no seu Fluent Design e esperando que outros developers também o adoptem.

Com o Fluent Design a Microsoft quer facilitar a vida aos developers, evitando que estejam constantemente a perder tempo a redesenhar interfaces e elementos já existentes, e criar uma uniformização que contribua para uma mais fácil interacção por parte dos utilizadores. A MS refere que a maioria das interacções que ocorrem com os smartphones ao longo do dia são de poucas dezenas de segundos, e que por isso importa garantir que os utilizadores podem fazer aquilo que desejam, no menor espaço de tempo possível.

Há pelo menos um aspecto em que a MS parece estar a fazer as coisas bem. Em vez de simplesmente tentar "impingir" este Fluent Design aos outros, está a fazer aquilo que seria minimamente exigível: aplicando-o às suas próprias apps. Todas as suas apps têm sido remodeladas de forma a tirar partido do Fluent Design, com resultados claramente positivos.

O Fluent Design não será adequado para todas as apps, já que continuará a haver aquelas que pretendem diferenciar-se de todas as demais mas... para todas as outras que se desejam preocupar mais com os conteúdos ou funcionalidade sem desperdiçarem tempo a reinventar as coisas que já existem feitas, será seguramente de considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)