2019/12/05

Nvidia expande compatibilidade G-Sync


A Nvidia traz boas notícias para este Natal de 2019, com a revelação que os seus módulos G-Sync irão também suportar as placas FreeSync da AMD e o standard VESA.

A aposta da Nvidia num sistema de refresh rate variável proprietário fazia sentido quando não havia nenhum standard, mas depressa se tornou num entrave assim que passou a existir um. Actualmente, é mais prejudicial haverem os sistemas concorrentes FreeSync / G-Sync do que admitirem que o mercado teria a ganhar com a unificação sob o standard proposto pela VESA (o FreeSync).

A Nvidia tem dado alguns passos tímidos nesse sentido, permitindo que as suas placas trabalhassem com alguns monitores de refresh rate variável mesmo não sendo certificados G-Sync, e também expandindo o funcionamento às portas HDMI (o G-Sync inicialmente era exclusivo DisplayPort). E agora, anuncia de forma oficial que os seus módulos G-Sync irão ser compatíveis com FreeSync.

Com isto, esperamos que seja dado o necessário passo no sentido da unificação dos sistemas de refresh rate variável, para que haja menos confusão do lado dos consumidores e que possam ligar qualquer computador / consola a qualquer monitor / televisor e desfrutar dessa capacidade sem terem que se preocupar se é da marca X ou da marca Y ou se usa a ficha W ou a ficha Z.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)