2019/12/05

Notícias do dia

iPhones acedem a localização mesmo quando está desactivada; Qualcomm revela Snapdragon 865 e 765; Sonos tira o pio ao reconhecimento de voz Snips; Devolo reforça gama Magic comdois novos adaptadores powerline; Instagram vai começar a perguntar idade dos utilizadores; e Plex ganha filmes gratuitos (com publicidade).

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas.

BMW recua nas mensalidades para o CarPlay



A BMW parece ter percebido que exagerou ao aplicar uma mensalidade ao serviço CarPlay (que permite apresentar as apps de um iPhone no ecrã do automóvel) e anunciou que irá começar a disponibilizar essa funcionalidade gratuitamente - nos veículos que a tiverem - ou mediante um pagamento único, para os veículos com versões mais antigas.

A medida é positiva, embora me pareça que não vá ser tão simples reverter os danos já causados na sua reputação. Ademais, também não penso que este recuo se vá alastrar ao resto dos extras que a BMW tem começado a disponibilizar via subscrição estilo compras in-app.


Google Assistant expande capacidades na cozinha



A Google tem vindo a expandir as capacidades "culinárias" do Google Assistant, que agora acrescenta mais uma dezena de utensílios de cozinha e electrodomésticos à lista sempre crescente de aparelhos que pode controlar.

Entre eles temos coisas como: trituradoras, placas de indução, grelhadores, fritadeiras, panelas de pressão, iogurteiras, e até dispensadores de comida para animais de estimação. Estas novas classes de dispositivos facilitam que os fabricantes destes produtos criem as devidas integrações com o Google Assistant, para que possam ser controlados através de comandos de voz.


Mozilla acelera reconhecimento de voz com DeepSpeech 0.6



A Mozilla melhorou substancialmente o desempenho do seu sistema de reconhecimento de voz DeepSpeech, que na mais recente versão 0.6 passa a ser bastante mais rápido e capaz de manter o reconhecimento de forma contínua, sem interrupções, e com atrasos reduzido. Também significativo, a utilização de memória foi drasticamente reduzida, baixando dos cerca de 2GB de memória das versões anteriores para apenas 84MB(!), com o tempo de arranque a baixar de cerca de 1 segundo para um valor irrisório de 1.5ms.

De notar que este DeepSpeech está disponível para todos os que o quiserem utilizar, sendo apenas necessário tratar de o "treinar" para a língua em questão (de origem, vem com o modelo de voz preparado para o inglês dos EUA).


DJI mostra o seu sistema FPV em acção na Islândia


Para promover o seu sistema FPV (First Person View) para drones, a DJI leva-nos até à Islândia, partilhando um impressionante vídeo com algumas gravações e manobras radicais.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)