2019/08/25

BMW aplica compras in-app aos extras dos automóveis


Com a chegada das actualizações OTA (Over the Air), a BMW está também a adoptar a táctica das compras in-app, aplicadas aos extras dos seus automóveis.

Tradicionalmente, os extras e opções eram coisas que se escolhiam no momento de comprar o carro, e não se pensava mais no assunto. À medida que os carros se foram transformando em computadores sobre rodas, muitas das opções passaram a ser apenas limitações impostas pelo software, podendo ser desbloqueadas ou activadas a qualquer instante - coisa que a BMW passa agora para a mão dos condutores, ao estilo das compras feitas dentro das apps.

Os condutores terão acesso a uma lista de funcionalidades e extras que estão disponíveis para compra com activação remota. Por exemplo, quem tiver mudado de opinião e decidido que se justifica ter o assistente de máximos (que desliga os máximos quando detecta carros em sentido contrário, e os liga novamente quando a estrada fica livre), poderá comprá-lo directamente a partir do carro.


Notras opções, como ter uma chave digital através do smartphone para até 5 pessoas, nem sequer é algo que se possa pagar apenas uma vez, já que apenas são disponibilizadas sob a forma de uma subscrição recorrente. Algo que não será propriamente inesperado, vindo da marca que quer cobrar uma anuidade pelo CarPlay.

... Parece que no futuro, tal como tem acontecido nas apps, será cada vez mais difícil comprar verdadeiramente um carro; passando a ser apenas um veículo para a marca vender subscrições de serviços. (E até o podiam fazer se, como acontece nas apps, fornecessem o carro gratuitamente! Mas comprar o carro para depois ter que continuar a pagar para poder utilizar as suas funcionalidades... acho que já se pode considerar um abuso. ;P)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)