2019/08/25

Inteligência Artificial aprende a estacionar - ao fim de 300 mil tentativas


Dizem que são necessárias 10 mil horas de treino para se ficar exímio numa qualquer tarefa; mas neste caso temos uma A.I. que aprendeu sozinha a estacionar um automóvel - e "só" precisou de 300 mil tentativas para o conseguir.


Há muitas formas de inteligência artificial, mas uma das que é mais interessante consiste naquelas que vão aprendendo sozinhas pelo método de "tentativa e erro" levado à exaustão. Neste caso, isso vai muito para além daquilo que até o instrutor de condução mais paciente seria capaz de aturar, já que foram necessárias cerca de 300 mil tentativas para que esta A.I. fosse capaz de estacionar como um condutor profissional.

A técnica consiste em definir algumas regras, como recompensas quando o carro fica o mais próximo possível da posição de estacionamento ideal; e penalizações, quando fica longe, sai da estrada, ou bate em obstáculos ou outros veículos. Depois, é deixá-la à solta, começando com valores completamente aleatórios... e esperar que aprenda sozinha.

É curioso ver que ao fim de 100 mil e 200 mil vezes, há muitas vezes em que já consegue estacionar direito, mas depois falha nalgumas situações que nem parecem demasiado complicadas. Só ao fim das 300 mil vezes é que o sistema parece ficar verdadeiramente fiável. Mas por via das dúvidas, não seria pior deixá-lo brincar até às 500 mil, ou 1 milhão de vezes, para garantir que realmente sabe o que está a fazer. :)

3 comentários:

  1. Nada mau. Há pessoas que numa vida inteira não aprendem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh...
      Mas já agora aproveito para colocar a questão para uma milhão de euros: dará para errar assim tanto durante uma vida?

      Eliminar
    2. Bem visto. Se alguém fizer 10 estacionamentos por dia, seriam precisos mais de 82 anos para chegar aos 300 mil. :)

      Eliminar