2019/12/08

Ransomware ao ataque nos NAS


O ransomware tem evoluído e adaptado-se às alterações do mercado, e agora tem-se focado em algo ainda mais preocupante para os utilizadores: os NAS.

Em resposta ao ransomware (e não só), muitos utilizadores decidiram proteger-se com a aquisição de NAS, para terem maior facilidade na gestão da sua informação e backups. Agora, temos o ransomware também a reagir a essa tendência, passando a ter os NAS como principal objectivo e não apenas os computadores pessoas.

Um relatório da Kaspersky dá conta desse fenómeno, com um aumento dos ataques de ransomware contra NAS, que têm um efeito muito mais devastador. Se, no caso de um ataque contra um computador com backup feito num NAS, o "estrago" se limita a ser perder o tempo necessário a repor a informação (e a eventual perda de dados de algumas horas ou dias), um ataque de ransomware que chegue ao próprio NAS põe em perigo toda a informação digital que o utilizador lá tiver armazenada - e que, desde logo, se assume que será suficientemente importante para merecer estar no NAS.

É por isso extremamente importante que se optem por NAS que, à semelhança dos sistemas desktop, contem com actualizações de segurança regulares; para evitar que, em vez de funcionar como um "salva-vidas" digital em caso de infecção por ransomware num PC, se torne na vítima do próprio ransomware, colocando em risco toda a nossa vida digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)