2019/12/17

Samsung prepara sensor de 144MP com tecnologia de 14nm FinFET


A era dos sensores de 108MP poderá não durar muito, com a Samsung a preparar caminho para a produção de sensores de imagem de 144MP mais eficientes com tecnologia FinFET de 14nm.

A maioria das pessoas poderá não ter noção da complexidade que se esconde por trás da criação (e utilização) de um sensor de imagem com mais de 100 milhões de pixeis. O simples processo de ter um destes sensores a funcionar consome bastante energia, motivo pelo qual a Samsung está a preparar a transição do actual processo de 28nm para os 14nm FinFET.



A transição para este processo permitiria a produção de sensores mais eficientes, com redução de consumos de até 42% para um sensor de 144MP a funcionar a 10 fps; e mesmo para sensores mais comedidos, de 12MP, teríamos uma redução de consumos de 37% (em ambos os casos, referentes à parte de processamento digital do sensor, sendo as poupanças na parte analógica a serem mais reduzidas mas ainda assim apreciáveis, de 21% e 18% respectivamente).

A Samsung refere que estas melhorias serão "obrigatórias" para se considerar a produção de chips com mais de 100MP, e provavelmente iremos ficar a conhecer mais novidades já no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)