2019/12/05

Sonos tira o pio ao reconhecimento de voz Snips


Relembrando os riscos da dependência em serviços externos, a Sonos anunciou que irá encerrar o acesso ao público ao serviço de reconhecimento de voz Snips que comprou recentemente.

O Snips disponibilizava um serviço de reconhecimento de voz via AI, que tinha ganho alguma popularidade entre utilizadores do Home Assistant (e outros sistemas de casas inteligentes) para controlarem a sua casa. Com este anúncio de que o Snips será encerrado ao público, a Sonos fica com uma posição fragilizada junto deste grupo de utilizadores.

Também não ajudará que a Sonos tenha tentado esconder as suas reais intenções, já que primeiro tinha referido deliberadamente que o encerramento seria apenas para o público (indicando que o serviço continuaria a funcionar, mas apenas para o seu próprio uso interno), e depois reescrevendo as coisas por forma a insinuar que o serviço seria "encerrado" de forma global.

Para quem estiver a utilizar actualmente o Snips, poderá continuar a usar os comandos locais que já tiverem sido treinados, mas deixará de poder fazer qualquer alteração aos mesmos ou adicionar novos comandos. E com isto, a Sonos perde uma oportunidade para ficar bem posicionada junto da malta das casas inteligentes, que agora passarão a dar ainda mais valor a soluções locais, open-source, sem o risco de poderem desaparecer a qualquer momento.

1 comentário:

  1. Quem desenvolve vai para o Rassphy - https://rhasspy.readthedocs.io/en/latest/

    ResponderEliminar