2019/12/07

Vídeo recriado a partir das sombras


Investigadores do MIT inventaram um método capaz de reconstruir um vídeo apenas a partir das imagens projectadas por outros objectos.

Já todos terão reparado nas cores e sombras projectadas por um televisor, com diferenças flagrantes (ou subtis) mediante aquilo que se passa no ecrã. Pois bem, estes investigadores criaram um sistema que, apenas olhando para as sombras - sem ver o que se passa no ecrã - é capaz de "adivinhar" aquilo que lá se está a passar. É o equivalente a estar de costas para um televisor e ainda assim reconstruir as imagens exibidas, apenas com base nas alterações das sombras!


É certo que as imagens reconstruídas são bastante grosseiras, mas não deixam de ser impressionantes tendo em conta aquilo que está a servir de base à sua reconstrução. E, mesmo sendo grosseiras, são suficientemente explícitas nalguns dos casos para reconhecer formas e movimentos com bastante fidelidade.

Os investigadores esperam que, no futuro, este tipo de sistema seja capaz de dar a automóveis autónomos, ou outros equipamentos, a capacidade de melhor preverem o que se passa em seu redor, mesmo que sendo coisas que não estejam directamente no seu campo de visão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)