2020/01/16

Análise ao powerline devolo Magic 2 LAN triple


A pensar no público que necessita de ligações rápidas e sobretudo estáveis, a Devolo lançou um novo adaptador PLC - o Magic 2 LAN triple - que disponibiliza três portas LAN. Consolas de jogos e equipamentos áudio estarão na linha da frente para tirar partido deste adaptador powerline da Devolo.


devolo Magic 2 LAN triple - unboxing



A caixa apresenta o habitual empacotamento utilizado pela marca alemã, com os adaptadores a virem protegidos por uma película de plástico que os mantém imaculados.



Num segundo nível, por baixo dos adaptadores, a documentação de referência e dois cabos de rede.

Este novo devolo Magic 2 LAN triple está disponível em duas versões, sendo possível adquirir a versão de apenas um adaptador, ou um Starter Kit que além do devolo Magic 2 LAN triple apresenta ainda um adaptador devolo Magic 2 LAN.



O devolo Magic 2 LAN triple permite estabelecer ligações até uma distância máxima de 500 metros, com o novo adaptador a tirar partido da mais recente geração de tecnologia G.hn (a qual não é compatível com a anterior geração de adaptadores PLC). Outra das vantagem dos novos adaptadores Magic 2 é a facilidade de instalação plug-and-play, com o emparelhamento a poder ser efectuado de forma automática. Em alternativa, o software devolo Cockpit ou a interface web disponibilizada por cada adaptador permitem igualmente a configuração inicial. Para activar o modo de emparelhamento, basta pressionar o botão que os adaptadores apresentam na zona inferior da sua lateral direita.


O devolo Magic 2 LAN triple



Como é norma na quase totalidade dos powerline da Devolo, a frente do adaptador apresenta uma tomada, evitando desperdiçar a tomada eléctrica ocupada pelo módulo. Um detalhe sempre prático.



Ainda na frente, na zona inferior, temos um LED indicativo do estado, com branco a indicar a sincronização efectuada e o vermelho a ausência desta. O piscar em cor branca indica que o processo de emparelhamento está a decorrer.


Na traseira, as especificações do produto, onde poderão encontrar a carga máxima, chave de segurança e o mac address do adaptador.



Na lateral inferior, aquele que é o grande destaque do produto, com três portas de rede ethernet que dispensam a utilização de um switch para ligar algo como uma consola, Smart TV, e box TV.

Desempenho


O ponto de partida para a análise do desempenho do devolo Magic 2 LAN triple tem obrigatoriamente de ser o artigo publicado sobre o devolo Magic 2 WiFi, que além da rede sem fios disponibiliza ainda duas portas de rede. Nos testes efectuados registámos uma média de 23MB/s na velocidade de transferência.

Este novo teste foi efectuado exactamente no mesmo cenário, com os adaptadores a ficarem instalados um no rés-do-chão e outro no primeiro andar, em zonas opostas da casa (a direito ~7m). Não se pretende com este teste avaliar a velocidade máxima de transferência, mas sim o desempenho do produto num cenário real de utilização, longe das condições perfeitas de laboratório.

Para avaliar a velocidade de transferência, copiamos um ficheiro localizado num NAS Synology para um PC, ambos com porta de rede Gigabit.



Cabo ethernet 100Mbps vs devolo Magic 2 WiF

Antes de ligar o devolo Magic 2 LAN triple efectuamos um novo teste com o devolo Magic 2 WiFi, o qual demorou 1m50s a copiar um ficheiro de 2,01GB (18,7MB/s), isto quando uma ligação ethernet de 100Mbits registou 3m04s para o mesmo ficheiro. O valor registado pelo devolo Magic 2 WiFi foi assim inferior ao obtido aquando da sua análise, com este decréscimo a poder estar relacionado com as condições da rede eléctrica e dos equipamentos na altura do teste.



O devolo Magic 2 LAN triple, com apenas um equipamento ligado registou uma velocidade média máxima de transferência de 26MB/s. Nos testes subsequentes, os resultados variaram entre este máximo e um mínimo de 21MB/s.



Ao utilizarem-se duas portas de rede em simultâneo, em carga máxima, a velocidade de transferência baixa consideravelmente, como seria de esperar, ficando cada equipamento com cerca de metade da largura de banda disponível.



Com as três portas de rede a serem utilizadas em simultâneo, a velocidade baixa em função das solicitações de cada equipamento, tendo chegado momentaneamente a mínimos de 6,91MB/s numa das 3 portas de rede.

O balanceamento das portas não tem qualquer sistema de prioridades, sendo feito em função dos pedidos, primeiro a chegar, primeiro a ser atendido. Caso surjam mais clientes, a banda disponível é dividida por dois ou três, consoante as portas em utilização em cada momento.

Este é um aspecto onde a Devolo pode trabalhar, disponibilizando um sistema de gestão das portas que permita atribuir diferentes prioridades a cada equipamento, algo que por certo será do agrado de quem necessitar reservar um nível de desempenho mais elevado para alguns equipamentos.


Em operação, o adaptador PLC registou um consumo máximo de 6W, baixando para 3W quando em stand-by, valores aceitáveis mas que esperamos poder ver reduzido em futuros modelos.


Para quem não apreciar os consumos em standby, poderá sempre optar por desligar o adaptador da tomada, ligando-o apenas quando for necessário - opção eventualmente a considerar por quem apenas der uso ocasional ao mesmo (por exemplo, só aos fins-de-semana). Podem igualmente desactivar a opção para o adaptador procurar automaticamente um novo firmware, passando a efectuar essa operação manualmente através da app/webpage.


Apreciação final



O devolo Magic 2 LAN triple, fruto da sua natureza, não é um adaptador que vá ter uma forte procura no mercado. A marca reconhece isso mesmo ao limitar a sua venda ao mercado online (onde o podemos encontrar por cerca de 140 euros), ou a pedido nas lojas da especialidade.

O facto de não ter um módulo WiFi deixa-o em desvantagem face ao devolo Magic 2 WiFi, pelo que a Devolo até pode estar a planear uma edição com suporte para redes WiFi. Por agora este devolo Magic 2 LAN triple está limitado às portas ethernet, que simultaneamente acabam por ser o seu ponto forte, facilitando a ligação de múltiplos equipamentos por cabo dispensando a utilização de um switch suplementar. Em termos de desempenho, o devolo Magic 2 LAN triple esteve à altura do esperado, conseguido bater os valores registado pelo módulo WiFi. A instalação e gestão mantém o nível de simplificação apresentado pela gama Magic 2, abrindo as portas aos utilizadores menos confortáveis com a tecnologia.

Globalmente, este adaptador PLC devolo Magic 2 LAN triple apresentou um excelente comportamento, que lhe garante a classificação de Escaldante. Há no entanto espaço para melhorias na parte da gestão das 3 portas de rede, com a Devolo a poder implementar uma sistema de prioridades por porta.



devolo Magic 2 LAN triple
Escaldante


Prós

  • Desempenho
  • Facilidade de instalação e utilização


Contras

  • Não dispõe de gestão de prioridade das portas de rede



Devolo Magic 2 LAN triple

Escaldante (5/5)

1 comentário:

  1. Excelente análise. Bom mesmo era este equipamento mas com Wi-Fi!

    ResponderEliminar