2020/01/30

Android Flash Tool deixa instalar firmware a partir do browser


A Google acaba de facilitar o processo de instalar imagens de sistema Android nos smartphones, com o novo Android Flash Tool a permitir fazê-lo a partir do browser, sem recorrer à linha de comandos.

Embora ainda não tenha trazido vantagens "visíveis", com o Project Treble a Google aproxima-se da ideia de se poder ter um Android "fácil de instalar" em qualquer smartphone - ao estilo dos sistemas operativos que se instalam nos computadores tradicionais. Só que até agora isso era algo que obrigava a saber como usar comandos fastboot; e que agora se torna bastante mais acessível, bastando dar um salto ao browser.

Este novo Android Flash Tool permite fazer a gravação de novas versões Android no smartphone directamente a partir do browser.


No entanto, e como seria de esperar, há algumas restrições. É necessário usar um browser com suporte para WebUSB (com os drivers Android USB no caso do Windows), e o smartphone terá que suportar o Project Treble (portanto, que tenha sido lançado de origem com pelo menos o Android 8.0 Oreo, no caso dos modelos oficialmente reconhecidos pela Google). Será também necessário ter o bootloader desbloqueado, como seria de imaginar.

Será curioso ver a evolução desta ferramenta, que um dia poderá tornar-se num ponto de passagem obrigatório para manter todos os smartphones Android actualizados. Seria apenas recomendável que também disponibilizasse uma forma fácil de regressar ao firmware original em caso de necessidade, algo que para os Pixel tem que ser feito através da página de "reparação" que, absurdamente, nem sequer está acessível em Portugal (e outros países).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)