2020/01/21

Apple desistiu de encriptar backups no iCloud para facilitar a vida ao FBI


Apresentando-se como uma empresa que leva a privacidade dos utilizadores muito a sério, a posição da Apple é posta em causa por um relato que refere que desistiu de aplicar encriptação end-to-end aos backups no iCloud para facilitar a vida ao FBI.

A Apple viu a sua imagem de protectora da privacidade dos utilizadores promovida com o caso em que se recusou a desbloquear um iPhone a pedido do FBI; tendo contestado o facto e levando a luta para os tribunais (o FBI mais tarde viria a desistir do caso, depois de ter encontrado forma alternativa de desbloquear o iPhone). No entanto, ficou bem vincada a posição da Apple em proteger a privacidade dos utilizadores, independentemente de quem fossem... Só que na realidade, parece que não é bem assim.

Quem utilizar a funcionalidade de backup para o iCloud da Apple, estará a entregar toda a sua informação às autoridades, e com a vantagem adicional de nem sequer necessitarem do iPhone, bloqueado ou desbloqueado.

Como empresa norte-americana a Apple tem que seguir as leis do país, que incluem dar o acesso aos dados que possuírem quando devidamente solicitados pelas autoridades. A única forma de proteger os seus clientes nesta situação é garantir que nem a própria Apple tem acesso aos dados (em formato legível), e por isso mesmo a empresa estava a preparar-se para aplicar encriptação end-to-end aos backups no iCloud - o que asseguraria que só o próprio cliente os poderia decifrar. Mas esse projecto foi cancelado há cerca de dois anos, aparentemente devido ao descontentamento do FBI com essa medida (e no entanto, usa encriptação end-to-end para algumas coisas, como as passwords e dados médicos - mas não para mensagens, emails e tudo o resto).

Ou seja... a Apple apresenta-se como defensora da privacidade dos clientes até às últimas instâncias quando se trata para desbloquear um iPhone; mas nos bastidores nem sequer hesitará em facilitar o acesso aos dados dos backups no iCloud, que fornecem de bandeja todos os dados que cada utilizador tiver no seu iPhone.

... É de prever que não demore a surgir a resposta oficial da Apple a esta notícia, com a habitual escolha meticulosa de frases e palavras para tentar "dar a volta" ao assunto...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)