2020/01/23

Canonical lança Anbox Cloud para streaming de jogos e apps Android


A Canonical quer entrar na guerra do streaming de jogos e apps, e para isso avança com o seu Anbox Cloud.

O Anbox Cloud, como o nome faz suspeitar, cria uma cloud de "caixas Android" virtuais (a correrem sobre o kernel Ubuntu) onde será possível correr jogos ou qualquer tipo de apps mais exigentes, com as imagens a serem enviadas via streaming para o dispositivos pretendido, não só um smartphone ou tablet, mas também computadores, smartwatches ou até óculos VR.

Com a promessa da conectividade acrescida proporcionada pelo 5G, a Canonical acredita estarem reunidas as condições para que este tipo de processamento na cloud, onde os equipamentos finais servem apenas como "receptores" do streaming, se possa tornar viável e desejável.

As vantagens apresentadas são as mesmas de sempre: tornar praticamente irrelevante o tipo de hardware local que se tem. Mesmo um smartphone modesto poderia apresentar jogos ou outras apps a correrem com nível de qualidade no máximo, sem preocupações com o framerate ou o impacto na autonomia.

Teremos que esperar para ver se surgem clientes interessados... e se realmente o público está disposto a isso. Acho que uma grande ajuda terá que ser dada pelas operadoras, acelerando a transição para tarifários mobile ilimitados a preços aceitáveis; ou pelo menos, aumentando substancialmente os limites de dados actualmente existentes. É ridículo ainda haver tarifários com poucas centenas de MB de dados disponíveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)