2020/01/23

Google altera Collections para gestão mais fácil das pesquisas


As pesquisas feitas no Google costumam dar com o que se procura; mas nem sempre é fácil dar com o mesmo resultado que encontramos há umas semanas ou meses atrás. Para tentar auxiliar esses e outros casos, a Google alterou as Collections para uma gestão mais automatizada das páginas que nos interessam.

Sim, é certo que podemos criar bookmarks das páginas favoritas; mas mesmo entre os fãs dessa técnica (para não falar das pessoas que raramente os usam) há sempre situações de páginas que poderão considerar que não se justifica guardar... mas que mais tarde possam desejar voltar a encontrar.

Na nova secção Collections na app da Google e também acessível a partir do Google na web a partir de um smartphone ou tablet, a Google promete agrupar páginas que se tenham visitado ou pesquisado em grupos temáticos, sem qualquer necessidade de intervenção manual. Para quem preferir uma gestão mais activa, é também possível adicionar / remover estas páginas manualmente; e até partilhá-las com grupos de amigos, o que se torna naquilo que acaba por ser uma lista de páginas favoritas partilhadas, sem necessidade de recorrer a algo como um documento ou apontamento partilhado para essa função.

O grande ponto negativo é que mais uma vez a Google considera que os computadores desktop não deverão ter acesso a esta funcionalidade (tal com não têm acesso ao Google Feed de sugestões!), pelo que isto fica limitado apenas à app e à versão web mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)