2020/01/27

Como funciona o Nearby Sharing - o "AirDrop" da Google para Android


Fazer coisas simples como partilhar algo para um smartphone que esteja ali ao lado - seja um ficheiro, foto ou contacto - é por vezes bastante mais difícil do que deveria ser, mas o novo Nearby Sharing do Android pretende simplificar isso, usando como exemplo o AirDrop da Apple no iOS.

O Android tem apresentado várias técnicas para partilha de conteúdos ao longo dos anos, mas nunca nenhuma delas se tornou verdadeiramente popular. Aliás, não será de censurar que vários fabricantes tenham acabado por implementar os seus próprios sistemas de partilha, mas que têm a desvantagem de apenas funcionarem entre equipamentos do mesmo fabricante, o que desde logo é um grande golpe para uma funcionalidade de "partilha".

Este novo Nearby Sharing, que um utilizador já conseguiu activar embora ainda não esteja oficialmente disponível poderá ser, finalmente, aquilo que se desejava - e parece que permitirá restringir as transferências de modo a garantir que nunca sejam usados dados móveis, ou que só se possam fazer transferências em modo offline.

Esperemos que não demore muito para a Google activar isto, sendo de esperar que passe a ficar disponível em todos os Android com Google Play Services actualizados.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]