2020/01/10

Empresa de vigilância fornece "gadgets de espião" originais às autoridades


Um catálogo recentemente publicado de uma empresa de vigilância revela alguns dos gadgets que fornece às autoridades, em muitos casos superando a imaginação com coisas como câmaras disfarçadas de lápides para colocar em cemitérios.

Estamos habituados a ver, nos filmes, todo o tipo de gadgets de espionagem que heróis e vilões utilizam para conseguir os seus propósitos (mesmo se no caso dos filmes mais recentes de James Bond essa tradição se tenha perdido - infelizmente). O que não se está tão habituado a ver é esse tipo de coisa tornar-se realidade, e nalguns casos superando a ficção.

A Special Services Group é uma empresa que se dedica à criação destes gadgets para uso exclusivo por entidades governamentais e serviços policiais, e que conta no seu catálogo com um vasto conjunto de gadgets que não nos surpreenderia ver em filmes de espiões.

Por exemplo, temos câmaras de vigilância disfarçadas de lápide, que podem ser facilmente colocadas num cemitério e passar completamente despercebidas; para além de câmaras camufladas como pedras, árvores, relógios, e até aspiradores.

É também feita referência a transmissores e receptores de som que podem ser colocados nos dentes dos agentes, para que possam comunicar em casos onde possam ser completamente revistados (aparentemente, desde que não lhes peçam para abrir a boca); e uma cadeira de criança para automóvel, que integra tudo o que é necessário para uma sessão de vigilância a partir do carro.

Da próxima vez que virem um filme de espiões... lembrem-se que os gadgets que por lá aparecem podem ficar aquém daqueles que já são usados no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)