2020/01/30

Fantastical 3 muda para modelo de subscrição


O Fantastical, considerado a app de referência de calendários para iOS e Mac, tem uma nova versão. Mas com o novo Fantastical 3 chega também a mudança para o modelo de subscrição em vez de um pagamento único pela app.

A Flexibits renovou completamente a sua app para este Fantastical 3, que agora passa a manter um interface unificado entre as diferentes plataformas (macOS, iOS, iPadOS e watchOS), e também adoptando todo um novo sistema de gestão de calendários que dispensa o que era fornecido pela Apple - os calendários da Apple, e todos os outros que se adicionarem, passam a ser geridos internamente, e completamente pelo Fantastical 3 sem restrições de qualquer tipo.


Continuam a estar presentes as funcionalidades já conhecidas, como a criação inteligente de eventos a partir de frases (incluindo a detecção de locais e pessoas), em versão melhorada; assim como a possibilidade de personalizarmos as formas como queremos ver os calendários para cada estilo (diário, semanal, mensal). Temos também a inclusão da previsão meteorológica, e a inclusão de mais calendários "interessantes" disponíveis, que permitem adicionar coisas como calendários, eventos desportivos, e outros temas que possam ser do nosso interesse.




Mas a maior alteração é que o Fantastical 3 muda do sistema de pagamento único para o modelo de assinatura mensal, passando a custar $4.99 por mês ou $39.99 por ano. Uma opção que a empresa justifica como sendo necessária para permitir ir fazendo as melhorias contínuas que deseja fazer (em vez de lançar uma nova app paga a cada dois ou três anos) mas que me parece um pouco arriscada. Por muito que eu goste do Fantastical, nunca iria aceitar pagar uma mensalidade ou anuidade para o utilizar (talvez se fosse até um valor como $10 ou $12 por ano, mas não mais que isso). Felizmente, para quem vinha do Fantastical 2, continuará a poder usar este Fantastical 3 com as funcionalidades que tinha (e mais algumas) - embora outras só fiquem naturalmente disponíveis mediante o novo modelo de subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)