2020/01/28
Google Duo ganha partilha de notas desenhadas
O ciclo vicioso da falta de rumo da Google nas apps de mensagens e comunicações continua, agora com a app Google Duo a ganhar a partilha de notas desenhadas - um envergonhado pronúncio àquilo que provavelmente se seguirá: enviar mensagens de texto.
O Google Duo, para além das chamadas de vídeo e por voz, ganha agora a capacidade de enviar notas desenhadas (ou "rabiscos", dependendo da capacidade artística do utilizador). O que no fundo já acaba por constituir uma forma de mandar mensagens escritas.
Esta novela da Google, iniciada com a sua decisão de matar o Hangouts e desintegrá-lo em duas apps separadas - uma para vídeo (Google Duo) e outra para texto (Google Allo) - parece não ter fim à vista. No início estas apps dispensavam a necessidade de uma conta Google, seguindo o exemplo de apps concorrentes em que bastava um número de telefone; mas essa opção rapidamente se tornou demasiado redutora, acabando por ser necessário manter uma conta para poder ser utilizada em múltiplos dispositivos e manter a sincronização dos dados.
Entretanto, a app Allo já foi descontinuada, e o Duo já permite criar contas sem número de telefone; e com este passo aproxima-se um pouco mais... do Hangouts! É de prever que daqui por mais alguns meses a Google adicione as mensagens de texto ao Duo; e depois permanecerá a pergunta: qual a lógica de toda esta "palhaçada", se acabamos por ficar com uma app que faz aquilo que o Hangouts sempre fez?
Só falta anunciar que para 2020 vamos ter duas novas apps para chamadas de vídeo e para texto, para se juntarem à colecção das apps que fizeram os utilizadores Google mudarem-se para os serviços da concorrência, como o WhatsApp, Telegram, FB Messenger e outros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lixo.
ResponderEliminarVárias razões:
- Poucas pessoas nessa plataforma
- É mais uma e não oferece nada de novo
- Não tem o requisito minimo de oferecer privacidade para ser uma vantagem face a todas as outras do mercado.
Eu por cá continuo apostar forte no Signal
Vou já encher o meu smartphone de apps de comunicação, todas a consumir recursos e a recolher dados. :D
ResponderEliminarDevia era haver um protocolo aberto generico em que se pudesse usar uma aplicação à escolha como a web em que se pode usar o browser que se quiser.
ResponderEliminarIsto de ter mil apps diferentes para falar com diferentes pessoa ou estar agarrado a uma empresa tipo FB para falar é ridiculo
+1
EliminarEra isso que havia nos tempos iniciais do Google Talk, que usavam o Jabber para falar entra vários serviços.
EliminarDepois, começaram todos a passar para serviços fechados...
Uso o DUO diariamente, mas este não é mesmo o caminho.
ResponderEliminarNão sei como é que uma gigante como a Google não consegue ter mão nesta situação. Não há ninguém capaz? Enfim