2020/01/30

Huawei ultrapassa Apple e aproxima-se da Samsung


A Apple pode ter tido um excelente trimestre, mas a Huawei parece ter tido um ainda melhor, ultrapassando a marca da maçã e aproximando-se da grande rival Samsung.

Segundo os relatórios da Strategy Analytics, Counterpoint Research, e Canalys, referentes ao ano de 2019, a Huawei terá ultrapassado a Apple e ficando na segunda posição, atrás da Samsung, em número de smartphones despachados. Isto num ano em que o mercado se terá reduzido ligeiramente (-2%).


Segundo a tabela da Canalys, a Samsung manteve a liderança com um crescimento ligeiro de 2%, acabando o ano com 298.1 milhões de unidades e 21.8% de mercado. Logo a seguir temos a Huawei, que superou e se distanciou da Apple, com 240.6 milhões de smartphones e 17.6% de mercado, resultado de um crescimento substancial de 17%. A Apple fica em terceiro com uma quebra de -7%, com 198.1 milhões de iPhones e 14.5%. E de seguida temos a Xiaomi e Oppo relativamente equilibradas, com 125.5 e 120.2 milhões e 9.2% e 8.8% respectivamente.

São relatórios que confirmam que a estratégia da Huawei estava a resultar e estaria bem encaminhada para eventualmente apanhar a Samsung, mas que agora enfrentará dificuldades acrescidas devido à guerra comercial com os EUA e que impedem que os seus smartphones venham equipados com os serviços e apps da Google. Só daqui por mais alguns meses poderemos ficar com uma melhor ideia do impacto que isso vai ter, vendo a reacção do mercado ocidental ao lançamento de modelos como o próximo Huawei P40.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)