2020/01/07

Humanos digitais da Samsung continuam sem mostrar o que valem


A Samsung tem feito todos os possíveis por criar grandes expectativas para os seus humanos virtuais Neon, mas continua sem os demonstrar para mostrar o que valem.

Com o Neon a Samsung diz-nos que conseguiu criar uma nova espécie de humanos virtuais, que serão indistinguíveis de pessoais reais e que poderão interagir com pessoais reais de forma completamente natural, aprendendo com cada nova interacção. Por outro lado, diz-nos que o objectivo não é que estes avatars se tornem em assistentes digitais que saibam tudo, mas criar personagens que possam servir funções específicas, como ajudar a dar informação num museu, ou num banco, ou eventualmente ser apenas um amigo virtual das pessoas.

Para isso refere tecnologias como "CORE R3" para a produção de imagens e comportamento realistas destes humanos digitais, e "SPECTRA" para as suas memórias, conhecimento e aprendizagem - mas sem nunca explicar em detalhe em que consistem. Algo que me parece bastante problemático, especialmente tendo em conta o estado dos assistentes digitais, que rapidamente demonstram os limites da sua "inteligência".

Mais do que criar as enormes expectativas que tem criado, esta seria uma tecnologia que - a funcionar como a Samsung diz que funcionar - melhor teria sido apresentada com uma demonstração em directo, de interacção com uma pessoa aparentemente real, que depois viessem a revelar que era totalmente virtual; algo ao estilo do que a Google fez com a chamada telefónica do Google Assistant para reservar uma mesa num restaurante. Assim, parece-me que estão a criar um nível de expectativas que depois será praticamente impossível de conseguir atingir, resultando numa enorme desilusão.

... Mas espero estar errado, e que estes humanos Neon possam mesmo vir a ser tudo o que a Samsung promete (mas o facto de por agora a Samsung apenas fazer demonstrações à porta fechada faz-me temer que não seja o caso).

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]