2020/01/18

Lançamento da SpaceX vai correr mal - para testar cápsula Crew Dragon


Depois de ter conseguido atingir uma fiabilidade quase perfeita nos lançamentos, a SpaceX vai efectuar um lançamento com problemas propositados, como forma de testar o sistema de escape de emergência da cápsula Crew Dragon que levará astronautas no futuro.

Estamos a poucas horas de assistir a um dos lançamentos e testes mais aguardados de sempre. Para que a cápsula Crew Dragon obtenha a aprovação para transportar astronautas terá que demonstrar ser o mais segura possível, e isso inclui testar a capacidade de conseguir extrair os astronautas em segurança em caso de um problema durante a crítica fase de lançamento.

Para isso a cápsula conta com 8 motores SuperDraco no exterior, que têm a responsabilidade de a retirar da zona de perigo em poucos segundos após ser ejectada, permitindo que de seguida a cápsula desça em segurança usando para-quedas.

Vai ser um dos primeiros grandes eventos do ano da SpaceX, numa altura em que os lançamentos regulares da constelação Starlink se começarão a tornar "rotineiros". (Nos últimos dias, quem olhasse para o céu ao início da noite poderia assistir a uma das suas "fileiras" de satélites a percorrer o céu nocturno em Portugal - mas continuarão a poder ser vistos durante os próximos dias.)


Actualização: Ficou adiado para amanhã.

Actualização 2: O teste foi bem sucedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)