2020/01/20

SpaceX realiza teste de escape da Crew Dragon com sucesso


O primeiro teste - literalmente explosivo - da SpaceX de 2020 correu como planeado, com a cápsula Crew Dragon a conseguir escapar a um foguete que se auto-destruiu (propositadamente) durante o lançamento.

A cápsula que irá transportar astronautas tem que ser o mais segura possível, e para isso conta com um sistema de escape de emergência que lhe permite afastar-se velozmente do foguete durante o crítico processo de lançamento. Foi isso que ficou demonstrado neste teste, com um foguete sacrificado numa espectacular explosão...

Relembro que quando vemos estas explosões no lançamento de foguetes (felizmente com muita pouca frequência), a explosão quase nunca é o "problema"; é sim, o resultado do processo de auto-destruição que entra em acção quando é detectada alguma anomalia - sendo a forma "menos má" de lidar com um veículo potencialmente descontrolado que carrega centenas de toneladas de combustível (e também por isso os lançamentos são feitos tendo em conta essa eventualidade).

O momento mais marcante, da separação:



Neste caso, a explosão só foi feita mais tarde, após a separação; mas o sistema está preparado para actuar mesmo que o foguete explodisse sem qualquer aviso prévio; tirando partido do escudo térmico para a reentrada como escudo de protecção contra a explosão. Ademais, está também apto para entrar em acção e garantir a segurança dos astronautas a qualquer altura do lançamento: desde a plataforma de lançamento ao momento em que está a entrar em órbita.

Ainda haverá mais testes pela frente, mas pelo menos o ano arranca em pleno para a SpaceX e a cápsula Crew Dragon, fazendo com que se esteja cada vez mais perto de ver a SpaceX a ser a primeira empresa privada a fazer chegar astronautas ao espaço.


P.S. Se estiverem com pressa podem saltar para os 18m00s para o lançamento, e os 19m30s para a separação e explosão.

1 comentário: