2020/01/05

Maior turbina eólica flutuante ao largo de Viana do Castelo


O WindFloat Atlantic deu mais um importante passo para a entrada em operação: a segunda das três plataformas que compõem o projecto deixou no passado Domingo o porto de Ferrol em direcção ao seu destino final, a 20 km da costa portuguesa, em Viana do Castelo.

Ao chegar ao local do projecto, a plataforma será instalada próxima da primeira plataforma flutuante, com as mesmas dimensões: 30 metros de altura e 50 m de distância entre cada coluna. A terceira e última plataforma, assim que chegar ao local, completará o primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa Continental.

O transporte das três estruturas flutuantes do WindFloat Atlantic é um marco em si, pois evita a necessidade de rebocar embarcações projectadas especificamente para este processo e possibilita a replicação do projecto para outras geografias.

A estrutura, que partiu do porto externo de Ferrol, compreende uma plataforma flutuante e a maior turbina eólica já instalada numa estrutura flutuante. Uma vez operacional e com capacidade instalada de 25 MW, o parque eólico poderá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 residências por ano.

Actualização: eis uma foto enviada pelo nosso leitor André Videira.


4 comentários:

  1. Pergunto-me como é que estas estruturas aguentarão o impacto de um evento climático mais extremo (tempestades, furacões...).

    ResponderEliminar
  2. Senão me engano o primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa foi na Escócia.

    ResponderEliminar
  3. Portugal demorou 5 anos a (não) dar provimento à construção de uma fábrica de produção de equipamentos para a indústria eólica... O consórcio foi para Espanha (que demorou 6 meses a licenciar). Agora percebo..., Ferrol é mais perto de Viana...

    ResponderEliminar
  4. Antes deste parque existiu o protótipo da Aguçadoira, com uma Vestas (V90 2.0 MW). Desta feita serão 3 Vestas V164 com estruturas feitas em Portugal e Espanha. Não é apenas em Ferrol...
    https://asm-industries.com/en/asm-industries-successfully-delivers-platform-for-new-offshore-wind-farm-in-viana-do-castelo/
    Em 10 MW por máquina é o primeiro parque do género.

    ResponderEliminar

[pub]