2020/01/04

Guru promete carregamento wireless a grande distância


O ano de 2020 não podia começar em nova promessa para o carregamento wireless, que nos chega da GuRu.

O carregamento wireless tem ganhado popularidade nos últimos anos (o facto da Apple o ter aplicado finalmente aos iPhones ajudou a dar-lhe mais visibilidade quando nos Android essa funcionalidade parecia estar a ficar esquecida), mas continuamos a aguardar pelos carregamentos verdadeiramente wireless

Neste momento o carregamento wireless é sinónimo de deixar smartphones encostados a uma base de carregamento. É certo que evita o tira-e-mete dos cabos (e consequente desgaste) e torna muito mais prática a sua utilização em coisas como suportes de automóveis, mas está longe de ser aquilo que se desejava que fosse: poder ter equipamentos a serem recarregados assim que se entra numa sala, sem necessidade de os pousar num sítio específico. E é precisamente isso que a GuRu promete.


A GuRu tem feito promessas ambiciosas nos últimos meses, e na próxima semana terá oportunidade para demonstrar a sua tecnologia no CES com vários dispositivos: um carregador de secretária que pode recarregar equipamentos num raio de cerca de um metro; um carregador de tecto que poderá recarregar equipamentos em toda uma divisão; e até um curioso robot móvel estilo Roomba que pode deslocar-se numa sala para ir recarregar dispositivos específicos, como câmaras e sensores.

A empresa recorre às frequências mmWave (30GHz-300GHz) usando feixes de energia focados e direccionados com alta precisão, de modo a emitirem energia unicamente para os dispositivos, sem o desperdício da difusão tradicional em todos os sentidos.

Esperemos que desta vez o desfecho seja diferente de promessas falhadas anteriores, como foi o caso da uBeam, que passou anos a prometer energia wireless, sem que nunca se viesse a concretizar e acabasse por revelar um grande embuste.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)