2020/01/04

Sonda e rover chinês passam 1 ano na Lua


A sonda Chang'e 4 e o seu rover Yutu 2 celebraram o seu primeiro aniversário no lado afastado da Lua.

Esta missão chegou à Lua a 3 de Janeiro de 2019 e foi a primeira a fazer um pouso controlado no lado afastado na Lua, onde tem permanecido desde então. Ao longo do ano, o rover Yutu 2 (Jade Rabbit-2) já percorreu mais de 350 metros, tendo superado os três meses de funcionamento para estavam originalmente previstos - e com isso tornando-se também no rover lunar que permanece em funcionamento há mais tempo.

O rover fez já várias descobertas quanto à composição do solo lunar no lado afastado da lua, e espera-se que continue a contribuir para o conhecimento do nosso satélite natural. Sendo que a China também está a referir que o satélite que permite as comunicações com a sonda e rover poderá ser disponibilizado também para missões de outros países caso o desejem (o satélite deverá ter uma vida útil de mais 10 anos).

Para este ano a China já prepara o lançamento da missão Chang'e-5, que tem como objectivo fazer chegar uma nova sonda e rover à Lua, mas desta vez com capacidade para trazer amostras de volta à Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)