2020/01/19

Tesla poderá ser investigada por "aceleração súbita indesejada" dos seus carros


Uma petição com mais de uma centena de reclamações poderá dar origem a uma investigação para averiguar os casos de pessoas que dizem que o seu Tesla acelerou subitamente sem motivo, quase sempre resultando em acidentes.

Os relatos de Teslas que aceleram "sozinhos" contra paredes, portas de garagem, etc. é algo que se vai repetindo ao longo dos anos. Até à data a Tesla tem dito sempre que a culpa é dos condutores, que acidentalmente carregam no pedal do acelerador pensando que é o travão; algo que pode acontecer em qualquer carro, mas que num Tesla que tem aceleração "instantânea", os resultados são invariavelmente desastrosos (como o caso de um casal chinês que diz que o seu Tesla acelerou para dentro de um rio!)

Pessoalmente, acho que até seria benéfico que esta petição fosse aceite pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) norte-americana, e que assim se realizasse uma investigação a fundo a estes casos, para determinar de uma vez por todas se se devem realmente à distracção dos condutores (como será o mais provável), ou se existe algum bug estranho que possa originar este "fenómeno".

Importa é relembrar que isto não está limitado aos Tesla (ajudando a dar credibilidade à hipótese mais lógica da distracção do condutor), tendo infelizmente tido um exemplo bem próximo de um BMW i3 que foi para a sucata depois de também ter passado por um episódio idêntico levando a porta de uma garagem à frente.

(Assim já se poderá começar a aceitar um pouco melhor os fabricantes que propositadamente abrandam as acelerações, para evitar este tipo de incidentes.)


Actualização: a Tesla já deu resposta oficial, referindo os sistemas de segurança implementados (sensores duplos no acelerador, travão que corta a aceleração e quer seria capaz de parar o carro mesmo com o motor a acelerar, Autopilot que tenta reconhecer e evitar situações de aceleração acidental por parte do condutor) e que todos os casos investigados até à data demonstraram de forma clara que a culpa tem sido sempre do condutor. Refere também que esta petição está a ser lançada por um indivíduo que tem feito várias campanhas anti-Tesla.

1 comentário:

  1. Por cá também já se registaram incidentes similares.
    https://ominho.pt/tesla-arranca-poste-de-eletricidade-em-viana/

    ResponderEliminar