2020/01/03

Xiaomi apresenta imagens de câmaras aleatórias no Google Nest Hub


A Xiaomi arranca o ano de 2020 com um incidente preocupante, em que apresentou imagens de câmaras de outras pessoas no Google Nest Hub de um utilizador.

O acesso indevido a câmaras de vigilância é um problema recorrente, normalmente potenciado pela utilização de passwords fracas (ou pela dispensa de qualquer password para o acesso), ou através de vulnerabilidades. Mas desta vez o caso é mais estranho, pois acontece sem qualquer motivo aparente.

Um utilizador com um Google Nest Hub começou a ver imagens de câmaras Xiaomi de outras pessoas no seu ecrã, em vez das imagens das suas próprias câmaras Xiaomi.

[imagens de câmaras de outras pessoas]

Suspeita-se que o caso possa estar relacionado com o processo de integração das câmaras Xiaomi com os novos requisitos da Google para os seus Nest Hubs, ou um qualquer bug na cloud da Xiaomi que está a corromper e baralhar as imagens que envia para os utilizadores. Seja como for a Google optou por jogar pelo seguro e suspendeu temporariamente a integração dos produtos da Xiaomi, até que a situação fique resolvida.

Quem usar as câmaras Xiaomi através da app Mi Home continuará a ter o acesso normal, já que não há relatos de que tenha afectado a plataforma da marca. Ainda assim, torna-se preocupante imaginar que as imagens de uma câmara nossa pudessem ter sido mostradas num ecrã de um desconhecido.


Actualização: A Xiaomi diz que o erro já foi corrigido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)