2020/02/03

A difícil vida da Huawei sem as apps da Google


O Mate 30 Pro é um dos mais impressionantes smartphones do momento, tal como será o próximo P40 Pro. Mas, que esperança poderão ter de agradar aos consumidores ocidentais ao chegarem sem o acesso às apps e serviços da Google que estão associadas à plataforma Android?

O relato do que é viver com um Mate 30 Pro sem acesso às apps da Google torna-se bastante esclarecedor, e revelador de como a Huawei terá uma difícil missão pela frente para manter o nível de vendas que conseguiu conquistar no ocidente. Muitos potenciais clientes não suportarão sequer um dia sem o acesso a apps como o Facebook e Instagram, que não estão acessíveis na AppGallery da Huawei. E mesmo que alguns serviços continuem a ser acessíveis via web, a experiência de utilização está longe de ser a desejada (ou aceitável para uso frequente).

A complicar as coisas, mesmo quem se aventurar na instalação directa de outra lojas de apps ou APKs, depressa descobrirá que não basta colocar uma app da Google neste smartphone e esperar que funcione. Sem os serviços da Google, tentar instalar uma app como o Google Maps resulta numa app não funcional, tal como acontecerá com a própria Play Store. Dito isto, há forma de instalar os serviços da Google neste smartphone, mas o processo não será recomendado para todos, e vem acompanhado de uma série de riscos que os compradores de um smartphone topo de gama poderão não estar dispostos a suportar após terem pago mil euros, ou mais.

Num mundo ideal, isto que se está a passar com a Huawei poderia servir de incentivo para que mais serviços adoptassem as web apps e investissem em sistemas livres de qualquer plataforma específica. Infelizmente, não vivemos num mundo ideal, e o impacto imediato é bastante penalizador para quem comprar um smartphone Android sem acesso à Play Store e apps da Google. Lá para o meio do ano já poderemos ver que tal as coisas estarão a resultar (ou não) para a Huawei na Europa.

3 comentários:

  1. Sem Google, Facebook e Instagram?!! Onde é que faço a pré-encomenda?!

    ResponderEliminar
  2. E as pessoas que já vêm usando celulares da huawei o que será dos tais celulares??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os modelos com Google Services continuarão a ter acesso, como até aqui.

      Eliminar